27 de julho de 2015

Curiosidade: Bilimbi, o Limão-de-caiena

Bilimbi verde no pé
O Bilimbi (Averrhoa bilimbi), é uma planta tropical da família Oxalidaceae, também conhecido como bilimbim, bilimbino, caramboleira-amarela, limão-de-caiena, groselheira, azedinha e limão-japonês.

Hoje descobri esse fruto através de uma colega do trabalho. Não sabíamos do que se tratava e resolvi pesquisar mais a fundo (Sim, sou bastante curiosa..rs).

Descobri então que essa belezinha é da família da carambola, quando verde tem um alto teor de ácido oxálico, e quando maduro esse ácido diminui e a vitamina C aumenta consideravelmente, cerca de 60,65 miligramas por cem gramas de polpa. (Fonte: globoruraltv.globo.com)

Os frutos são consumidos ao natural ou usados no preparo de compotas, geleias, vinagres e vinhos. Quando verdes podem ser usados no preparo de picles, condimentos e molhos. Pode ainda ser utilizado com substituto do limão ou ser comido como tira-gosto, cortado em rodelas e temperados com sal.


No sul do estado da Bahia, o Bilimbi é muito utilizado na preparação de moquecas ou mariscados. Hmmm...

Popularmente, acredita-se que essa frutinha é “antidiabética” e que ajuda a queimar calorias! Um estudo do extrato da fruta mostrou que ela é capaz de diminuir em 50% as taxas de glicose do sangue, assim como diminuir os triglicerídeos em 130%, além da sua alta concentração de vitamina C. 

Fala-se que combinando o fruto com algumas folhas de hortelã se transforma num delicioso e refrescante suco, e que a caipirinha de Bilimbi fica muito gostosa. (Ainda não experimentei, mas vou fazer assim que ganhar frutos frescos..ansiosa *-* )

E você, conhece essa frutinha? Já comeu? Tem alguma receita com ela? 
Até mais..Por hora, vou devorar essa conserva linda que ganhei da Eliane Muquem \o/


Conserva de Bilimbi com cebola e alho

Conserva de Bilimbi

25 comentários:

  1. A caipirinha ficou divina! Provei alguns dias atrás, e senti uma diferença significativa de sabores a cada gole. O sabor lembra bastante a carambola, e vez ou outra o cajá-manga. Uma delicia!

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Coloque agua para esquentar aproximadamente aos 80° e depois de feita a higienização dos frutos verdes adicione a agua em um recepiente com os frutos até cobri-los. logo eles mudarão para a cor amarelada. adicione sal a gosto, pode acrescentar cebolinhas, pimentas de cheiro, pimentão, cajú, tomates de conservas e outras novidades. consumo pode ser imediato costumo agrardar as 48 horas

      Excluir
  3. Sempre faço aqui em casa coloco pimenta, bilibim, alho, cebola e tucupi aquele caldo típico do Pará fica uma maravilha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, parece muito deliciosa heim! :)

      Excluir
    2. Eu gosto de aproveitar o caldo da azeitona, fica maravilhoso, e não é necessário aquecer a água não... eles ficam mais firminhos.. mais saborosos!!!😍😍

      Excluir
  4. A conserva fica parecida com picles?

    ResponderExcluir
  5. Sera que presta pra fazer com vinagre?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Presta sim Edina, porém tem que misturar um pouco de agua para não ficar muito ácida! ;)

      Excluir
  6. Sera que presta pra fazer com vinagre?

    ResponderExcluir
  7. Acabei de fazer suco verde com ela! Delicia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha só, suco verde é novidade. Quando puder nos passe a receita Poliane!!!

      Excluir
  8. Olá Pessoal, Bom dia!

    Faz tempo que eu procurava informações sobre essa fruta... recordações de minha infancia, na casa de minhas tias tinha um pé e todos a denominavam de "Limão-do-Pará". Lembro-me que era bastante azedo, mas chupávamos mesmo assim, em meio as nossas brincadeiras no terreiro de casa, soltos a correr. as mulheres, donas de casa, usavam também na lavagem de roupas, esfregando-o para tirar nódoas e manjas, inclusive, ferrugem em roupas brancas. Hoje tornou-se raríssimo encontrar um pé dessa planta ou mesmo quem a conheça aqui em João Pessoa - PB.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Clodemir!
      Que delícia né? Muito bom quando encontramos algo que nos remete às lembranças da infância! Aqui no MT também é raro encontrar uma árvore dela..
      abraços!

      Excluir
  9. Provei semana passada em viagem à Aracaju. Estou encantada! Quero mais !! (rs) Principalmente por suas caracteristicas funcionais.Muito gostosa e medicinal.Sabem onde posso encontrar/ comprar ? Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cida, que legal que gostou! Também fiquei encantada quando conheci.
      Aqui no MT eu ganhei de uma amiga, ela tem uns pés na fazenda dela.. estou tentando fazer umas mudas.. por enquanto não sei onde comprar.. uma pena né? :(

      Excluir
  10. Pelo fato desse fruto ter semelhança com a Carambola, chegando até a levar o seu nome, caramboleira-amarela, seria recomendado pesquisar (e vou fazer isso) se não possui as restrições conhecidas da carambola para quem tem alguma disfunção renal. Mas é uma delícia de qualquer modo.

    ResponderExcluir
  11. Adorei conheci esta raridade hoje,já fiz ate picolé,ficou muito bom.

    ResponderExcluir
  12. Uma delicia aqui no para conheciso como limao madeira

    ResponderExcluir
  13. Na casa da minha mae tem um pė carregadissimo...
    Comemos com sal...
    Mtos usam p colocar no feijao.. fica uma delícia...

    ResponderExcluir
  14. Na casa da minha mae tem um pė carregadissimo...
    Comemos com sal...
    Mtos usam p colocar no feijao.. fica uma delícia...

    ResponderExcluir
  15. Uma delicia aqui no para conheciso como limao madeira

    ResponderExcluir
  16. Meu marido plantou um pé no vaso e deu nuito certo estamos com um pé enorme e cheia de frutos,fazemos molho de pimenta com eles,fica muito bom.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...