10 de junho de 2015

Curiosidade:Tindora, Ivy Gourd, Gherkin


Com o nome científico de Coccinia grandis, esse vegetal pertence à família das curcubitáceas, mesma família do pepino, produz um fruto denominado Ivy Gourd, muito apreciado na culinária da Tailândia e da Índia. No Brasil a produção desta hortaliça ainda é pequena e as informações são difíceis de encontrar. A maioria das info que coloquei aqui no post eu retirei de sites americanos, indianos, etc.


A variedade de receitas é de encantar... Eles ficam uma delícia em conserva ou quando cozidos, e são frequentemente comparadas com um melão amargo, um maxixe..é possível comer cru, o pessoal em casa adora ele no vinagrete, em uma outra oportunidade eu passo a receita. Ele é muito consumido na culinária indiana. O povo da Indonésia e de outros países do Sudeste Asiático também consomem as frutas e folhas. Na cozinha tailandesa, é um dos ingredientes do curry de kaeng khae

É uma boa fonte de vários micronutrientes, incluindo vitaminas A e C e beta caroteno.

No instagram eu publiquei uma foto que mostra bem as fases de amadurecimento dele:
Tindora: Fases de amadurecimento

Flor e folha do Tindora
Na medicina tradicional, os frutos têm sido utilizados no tratamento da lepra, febre, asma, bronquite, e icterícia. A fruta possui, de estabilização da célula antianaphylactic mastro, e potencial anti-histamínico. Em Bangladesh, as raízes são usadas no tratamento da osteoartrite e dores articulares. Um colar feito de folhas é aplicada na pele para tratar a sarna. 
O extrato pode ser comprado on-line, em lojas de alimentos saudáveis ou em farmácias de manipulação, com o nome de Extrato de Ivy Gourd e ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue.

Gostou? Comenta aí!!! ;)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...